Integração, sensibilização e capacitação das equipes foram os principais resultados do Encontro Setorial das Diretorias e Gerências Administrativas do Sistema CFT/CRTs. O evento técnico, promovido pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) aconteceu nos dias 8 a 10 de agosto, em Brasília/DF e contou com a presença dos representantes do Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-ES), Valmir Xavier Martins – Presidente, Marciel Aquino – Diretor Administrativo, Elisângela Portes – Superintendente e Sildete Soares – Coordenadora de Infraestrutura.
A primeira apresentação do dia foi ministrada pelo gerente geral do CFT, Luzimar Pereira, e destacou o papel dos processos internos para alcançar as atividades finalísticas do conselho de classe. “Cada um de nós, no desempenho de suas funções, está ajudando o CFT a cumprir a missão de regulamentar e fiscalizar o exercício profissional”, afirmou o gerente. Durante a sessão de debate, mediada pela gerente Administrativa do CFT, Camilla Miguel, equipes administrativas do CFT e dos regionais se apresentaram e foram cumprimentadas por seus pares.
Os desafios da governança com a Nova Lei de Licitações (NLL) também foi tema do primeiro dia do no Encontro Setorial das Diretorias e Gerências Administrativas do Sistema CFT/CRTs. A apresentação, ministrada pelo presidente da Companhia Brasileira de Governança (CGB), Paulo Alves, destacou aspectos prioritários da Lei nº 14.133/2021 para presidentes, vice-presidentes, diretores, gerentes e equipes presentes. Em sua palestra, Alves se aprofundou em artigos da NLL, cuja aplicação é de responsabilidade dos gestores, e ressaltou a importância da preparação de procedimentos internos para adoção regular da normativa. “Implementar a governança, através da regulamentação, faz com que as contratações realizadas pelos órgãos atendam ao interesse público”, afirmou Alves.
À tarde foram realizadas apresentação sobre gestão do patrimônio público, conduzida por Vilmar Medeiros, contador da Ata Contabilidade, e atualizações na implantação do E-social, ministrada pela contadora Ana Lúcia Portugal, também da Ata Contabilidade. Em seguida, o procurador-chefe do CFT, Antenor Júnior, abordou, no âmbito da gestão de almoxarifado, as responsabilidades no controle interno e improbidade administrativa.
Segundo dia
Já na quarta-feira (9), o destaque foi uma série de palestras sobre os módulos administrativo usados pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais para a gestão de documentos, patrimônio e almoxarifado. O segundo dia iniciou com apresentação sobre o desenvolvimento da inteligência emocional, pela coach Mary Ellen. A especialista explicou a compreensão moderna dos diferentes tipos de inteligência e conduziu exercícios individuais e em grupo para demonstrar a importância de valorizar todas essas capacidades nas pessoas.
Em seguida, o gerente de TI do CFT, Marcos Paulo Lamounier, ao lado da coordenadora de TI, Priscila Micaellen, apresentaram a proposta de implementação dos sistemas SEI e SUAP, amplamente adotados pela administração pública.
Na parte da tarde, o evento foi dedicado a capacitação conduzida pelo analista de atendimento da Implanta Informática, Ilson Sá, ao lado do coordenador de atendimento, Danilo Tomaz, sobre os sistemas digitais utilizados para gestão de documentos, patrimônio e almoxarifado no âmbito do Sistema CFT/CRTs.
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Integração, sensibilização e capacitação das equipes foram os principais resultados do Encontro Setorial das Diretorias e Gerências Administrativas do Sistema CFT/CRTs. O evento técnico, promovido pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) aconteceu nos dias 8 a 10 de agosto, em Brasília/DF e contou com a presença dos representantes do Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-ES), Valmir Xavier Martins – Presidente, Marciel Aquino – Diretor Administrativo, Elisângela Portes – Superintendente e Sildete Soares – Coordenadora de Infraestrutura.
A primeira apresentação do dia foi ministrada pelo gerente geral do CFT, Luzimar Pereira, e destacou o papel dos processos internos para alcançar as atividades finalísticas do conselho de classe. “Cada um de nós, no desempenho de suas funções, está ajudando o CFT a cumprir a missão de regulamentar e fiscalizar o exercício profissional”, afirmou o gerente. Durante a sessão de debate, mediada pela gerente Administrativa do CFT, Camilla Miguel, equipes administrativas do CFT e dos regionais se apresentaram e foram cumprimentadas por seus pares.
Os desafios da governança com a Nova Lei de Licitações (NLL) também foi tema do primeiro dia do no Encontro Setorial das Diretorias e Gerências Administrativas do Sistema CFT/CRTs. A apresentação, ministrada pelo presidente da Companhia Brasileira de Governança (CGB), Paulo Alves, destacou aspectos prioritários da Lei nº 14.133/2021 para presidentes, vice-presidentes, diretores, gerentes e equipes presentes. Em sua palestra, Alves se aprofundou em artigos da NLL, cuja aplicação é de responsabilidade dos gestores, e ressaltou a importância da preparação de procedimentos internos para adoção regular da normativa. “Implementar a governança, através da regulamentação, faz com que as contratações realizadas pelos órgãos atendam ao interesse público”, afirmou Alves.
À tarde foram realizadas apresentação sobre gestão do patrimônio público, conduzida por Vilmar Medeiros, contador da Ata Contabilidade, e atualizações na implantação do E-social, ministrada pela contadora Ana Lúcia Portugal, também da Ata Contabilidade. Em seguida, o procurador-chefe do CFT, Antenor Júnior, abordou, no âmbito da gestão de almoxarifado, as responsabilidades no controle interno e improbidade administrativa.
Segundo dia
Já na quarta-feira (9), o destaque foi uma série de palestras sobre os módulos administrativo usados pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais para a gestão de documentos, patrimônio e almoxarifado. O segundo dia iniciou com apresentação sobre o desenvolvimento da inteligência emocional, pela coach Mary Ellen. A especialista explicou a compreensão moderna dos diferentes tipos de inteligência e conduziu exercícios individuais e em grupo para demonstrar a importância de valorizar todas essas capacidades nas pessoas.
Em seguida, o gerente de TI do CFT, Marcos Paulo Lamounier, ao lado da coordenadora de TI, Priscila Micaellen, apresentaram a proposta de implementação dos sistemas SEI e SUAP, amplamente adotados pela administração pública.
Na parte da tarde, o evento foi dedicado a capacitação conduzida pelo analista de atendimento da Implanta Informática, Ilson Sá, ao lado do coordenador de atendimento, Danilo Tomaz, sobre os sistemas digitais utilizados para gestão de documentos, patrimônio e almoxarifado no âmbito do Sistema CFT/CRTs.
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