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Iniciou nesta terça-feira (12), em Brasília (DF), a segunda etapa de capacitação das equipes que irão atuar nos procedimentos de recuperação de créditos no âmbito do Sistema CFT/CRTs. O treinamento coordenado pela Diretoria Financeira do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) tem como objetivo apresentar as funcionalidades criadas no ambiente profissional, visando a unificação das ações previstas no Manual de Cobrança e Inscrição de Inadimplentes na Dívida Ativa.
O documento, instituído por meio de resolução aprovada pelo Plenário do CFT “estabelece procedimentos e regras de cobrança administrativa, inscrição em dívida ativa e a execução fiscal para recuperação dos créditos no âmbito do Sistema CFT/CRTs”. A normativa cumpre determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), que firmou entendimento acerca da competência dos conselhos de fiscalização profissional sobre a cobrança de ativos não quitados pelos profissionais registrados.
Abertura
Na abertura da programação, o diretor José Carlos Coutinho (Financeiro) saudou a presença de funcionários e gestores que participam da capacitação que se estende até a próxima quinta-feira (14). O dirigente da autarquia federal ressaltou que todos os encaminhamentos deverão ser registrados no Sistema de Informação dos Conselhos dos Técnicos Industriais (Sinceti), “exigindo conhecimento específico do pessoal que fará a operação do processo administrativo que requer o cumprimento de etapas em ordem cronológica”, pontua o dirigente.
Encerramento
O fortalecimento da integração do Sistema CFT/CRTs marcou o encerramento da capacitação sobre recuperação de créditos. O treinamento, coordenado pela Diretoria Financeira do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), tem na programação de seu último dia, quinta-feira (14), a revisão geral dos tópicos abordados durante o evento técnico, realizado em Brasília (DF), sobre ações previstas no Manual de Cobrança e Inscrição de Inadimplentes na Dívida Ativa.
O Manual, instituído pela Resolução nº 241/2023, estabelece “procedimentos e regras de cobrança administrativa, inscrição em dívida ativa e a execução fiscal para recuperação dos créditos no âmbito do Sistema CFT/CRTs”. A normativa atende a determinações do Tribunal de Contas da União (TCU) a respeito da cobrança de ativos não quitados pelos profissionais registrados em conselhos de classe.
Palavra do Diretor
Em pronunciamento, o diretor Financeiro do CFT, José Carlos Coutinho, agradeceu aos presidentes, diretores, gerentes e equipes da área Financeira que aprofundaram seus conhecimentos durante os três dias de evento, e à equipe de Tecnologia da Informação (TI) do CFT, responsável pela implementação das funcionalidades no ambiente profissional.
“Sempre pedimos para que compareçam as pessoas que vão trabalhar nesse sistema, e fico contente de ver que esses profissionais de todos os regionais estão aqui”, destacou o diretor. Coutinho explicou que os CRTs serão os responsáveis pelo procedimento de cobrança, portanto é essencial que suas equipes estejam capacitadas. Na conclusão de sua fala, o diretor reiterou que o CFT está à disposição para auxiliar os regionais em todas as etapas.
Procedimentos
Iniciada na terça-feira (12), a capacitação é voltada às equipes do Sistema CFT/CRTs responsáveis por conduzir a cobrança administrativa. Foram apresentadas funcionalidades do Sistema de Informação dos Conselhos dos Técnicos Industriais (Sinceti) voltadas a avisos, notificações e procedimentos de cobrança.
A apresentação deste último dia foi conduzida pelo gerente de Tecnologia da Informação (TI) do CFT, Marcos Paulo Lamounier, com apoio da coordenadora de TI, Priscila Micaellen, e do assessor de TI, Rômulo Santos. A equipe do CFT complementou informações abordadas na quarta-feira (13) e esclareceu dúvidas dos participantes, com ênfase nas ferramentas disponíveis no ambiente profissional do Sinceti.
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Iniciou nesta terça-feira (12), em Brasília (DF), a segunda etapa de capacitação das equipes que irão atuar nos procedimentos de recuperação de créditos no âmbito do Sistema CFT/CRTs. O treinamento coordenado pela Diretoria Financeira do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) tem como objetivo apresentar as funcionalidades criadas no ambiente profissional, visando a unificação das ações previstas no Manual de Cobrança e Inscrição de Inadimplentes na Dívida Ativa.
O documento, instituído por meio de resolução aprovada pelo Plenário do CFT “estabelece procedimentos e regras de cobrança administrativa, inscrição em dívida ativa e a execução fiscal para recuperação dos créditos no âmbito do Sistema CFT/CRTs”. A normativa cumpre determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), que firmou entendimento acerca da competência dos conselhos de fiscalização profissional sobre a cobrança de ativos não quitados pelos profissionais registrados.
Abertura
Na abertura da programação, o diretor José Carlos Coutinho (Financeiro) saudou a presença de funcionários e gestores que participam da capacitação que se estende até a próxima quinta-feira (14). O dirigente da autarquia federal ressaltou que todos os encaminhamentos deverão ser registrados no Sistema de Informação dos Conselhos dos Técnicos Industriais (Sinceti), “exigindo conhecimento específico do pessoal que fará a operação do processo administrativo que requer o cumprimento de etapas em ordem cronológica”, pontua o dirigente.
Encerramento
O fortalecimento da integração do Sistema CFT/CRTs marcou o encerramento da capacitação sobre recuperação de créditos. O treinamento, coordenado pela Diretoria Financeira do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), tem na programação de seu último dia, quinta-feira (14), a revisão geral dos tópicos abordados durante o evento técnico, realizado em Brasília (DF), sobre ações previstas no Manual de Cobrança e Inscrição de Inadimplentes na Dívida Ativa.
O Manual, instituído pela Resolução nº 241/2023, estabelece “procedimentos e regras de cobrança administrativa, inscrição em dívida ativa e a execução fiscal para recuperação dos créditos no âmbito do Sistema CFT/CRTs”. A normativa atende a determinações do Tribunal de Contas da União (TCU) a respeito da cobrança de ativos não quitados pelos profissionais registrados em conselhos de classe.
Palavra do Diretor
Em pronunciamento, o diretor Financeiro do CFT, José Carlos Coutinho, agradeceu aos presidentes, diretores, gerentes e equipes da área Financeira que aprofundaram seus conhecimentos durante os três dias de evento, e à equipe de Tecnologia da Informação (TI) do CFT, responsável pela implementação das funcionalidades no ambiente profissional.
“Sempre pedimos para que compareçam as pessoas que vão trabalhar nesse sistema, e fico contente de ver que esses profissionais de todos os regionais estão aqui”, destacou o diretor. Coutinho explicou que os CRTs serão os responsáveis pelo procedimento de cobrança, portanto é essencial que suas equipes estejam capacitadas. Na conclusão de sua fala, o diretor reiterou que o CFT está à disposição para auxiliar os regionais em todas as etapas.
Procedimentos
Iniciada na terça-feira (12), a capacitação é voltada às equipes do Sistema CFT/CRTs responsáveis por conduzir a cobrança administrativa. Foram apresentadas funcionalidades do Sistema de Informação dos Conselhos dos Técnicos Industriais (Sinceti) voltadas a avisos, notificações e procedimentos de cobrança.
A apresentação deste último dia foi conduzida pelo gerente de Tecnologia da Informação (TI) do CFT, Marcos Paulo Lamounier, com apoio da coordenadora de TI, Priscila Micaellen, e do assessor de TI, Rômulo Santos. A equipe do CFT complementou informações abordadas na quarta-feira (13) e esclareceu dúvidas dos participantes, com ênfase nas ferramentas disponíveis no ambiente profissional do Sinceti.
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